" Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo."


— Palavras do Akatu, organização que trabalha difundindo o consumo consciente.

A Vudu apóia e pratica!

A gente quer seu din-din? Sim! Mas não queremos que você se endivide, compre sem pensar pra depois se lamentar.
O seu consumo afeta a sociedade e o meio ambiente, por isso é necessário levar em conta sua responsabilidade.

"Como consumir com responsabilidade?" — você deve estar se perguntando, veja algumas dicas:

1- Use crédito consciente, planeje suas compras.
Pense se você vai ter dinheiro para pagar prestações, talvez esperar e comprar à vista seja melhor (na Vudu por exemplo você SEMPRE tem desconto à vista, bem melhor, né?).

2- Avalie os impactos do seu consumo.
— Embalagens: A gente deve evitar plásticos, SEMPRE! Mas às vezes é inevitável, por exemplo você irá receber seu pedido Vudu num envelope plástico* que é um material já reciclado (PEBD recuperado de baixa densidade) e pode continuar sendo utilizado se você fizer sua parte descartando corretamente.

Se não há coleta seletiva de lixo na sua rua, que tal separar, juntar e levar até um posto de reciclagem?
Pega essa dica: eCycle você digita seu CEP e confere onde tem um posto de reciclagem por perto. Site aqui.
Outra dica ótima: se na sua região tem muito catador que procura material em lixo que tal facilitar a vida dele? Já coloca na rua o reciclado separado!
Outra dica sensacional: CATAKI, conhece? Um app que conecta você com um catador. Iniciativa maravilhosa dos artistas do Pimp My Carroça. App pra baixar aqui.

— Roupas: Brechó é vida, né? Enjoou da roupa? Vende pra um brechó (olha aqui peças da Vudu no Enjoei).
Não ouse jogar aquela peça que você não curte mais no lixo. Doe! Igrejas, ongs como Exército da Salvação e Unibes (mas não vai doar roupa rasgada, né? tem que estar em condições de uso). Aquele site que falei ali em cima, ecycle também indica onde doar roupas.


Pega a dica: Roupa Livre - o app é um tipo de "Tinder da troca de roupa", você cadastra as peças que quer trocar e vai navegando e marcando coraçãozinho nas que te agrada e se der match o app coloca você em contato com a outra pessoa. Baixe aqui.

3- O lixo que você produz é de sua responsabilidade.
Separe seu lixo, recicle. Essa atitude contribui para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

4- Adote uma postura ativa.
Seja um militante da causa! Converse e explique às pessoas próximas. Cobre de políticos propostas e ações que viabilizem o consumo consciente. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços. A gente quer te ouvir! Chama a gente no chat, whatsapp (ali no final desta página ↓), manda email!

Gostou das dicas? Você tem mais? Conhece outros projetos? Manda sua dica pelo chat ou email e a gente adiciona ao post. 

*Sobre o uso de envelopes plásticos na Vudu!
Motivos nos levaram a optar agora por essa embalagem:
_Custo - Pra não ter que repassar para os produtos e voltar a mandar mimos nos pacotes.
_Espaço - Tanto pra armazenar (agora estamos num local menor), quanto pra transportar (duas agências de correios aqui perto fecharam e não dá pra levar caixas volumosas de bike).
Escolhemos um material reciclado e contamos com sua consciência pra continuar o ciclo de reuso do envelope.